DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE APLICAÇÃO MOBILE PARA ESTIMATIVA IN SITU DA VIDA ÚTIL DE COMPONENTES EM CONCRETO ARMADO FACE CORROSÃO INDUZIDA POR CLORETOS, VIA ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

LOPES, Francisco Luiz Campos. Desenvolvimento de protótipo de aplicação mobile para estimativa in situ da vida útil de componentes em concreto armado face corrosão induzida por cloretos, via ensaios não destrutivos. NN. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Aracaju. 2022.

A corrosão é a manifestação patológica que mais afeta e onera estruturas de concreto armado. Na presença de cloretos, a corrosão desenvolve-se através da ação danosa dos íons cloretos nas superfícies dos aços das estruturas de concreto armado, sendo um processo agressivo rápido, autossustentável e de redução efetiva das seções das armaduras da estrutura. Portanto, demanda, imperiosamente, ações na fase da gestão da concepção com projetos de durabilidade, ações competentes na fase de gestão da produção e, de forma eficiente, ações na gestão da manutenção com o monitoramento ao longo da vida útil para a garantia do pleno desempenho com segurança e economia. Nesse contexto, o presente estudo monográfico objetivou o desenvolvimento de um protótipo de aplicação mobile, prático e rápido, via modelos de previsão consolidados no meio científico, visando estimar a vida útil de componentes estruturais do compósito concreto armado diante da ação agressiva deletéria dos íons cloretos, subsidiado pelo uso dos ensaios não destrutivo, viabilizando uma boa portabilidade no campo. O protótipo foi validado através de estudos consagrados no meio científico e tecnológico pertinentes ao tema e em estudos de caso em campo. Esta ferramenta desenvolvida possibilitou a obtenção da estimativa segura da vida útil de uma estrutura de concreto armado agredida por cloretos, via inferência do coeficiente de difusividade iônica desses íons, da resistência mecânica à compressão dos compósitos e do cálculo das probabilidades de despassivação dos aços imersos no concreto ao longo do tempo, de forma eficiente, com o apoio de ensaios não destrutivos à estrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: