MANUAL DE USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE LAJES PLANAS PROTENDIDAS

Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, da Coordenação do Curso de Engenharia Civil, do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju.

Orientador: Prof. Dr. Carlos Henrique de Carvalho.

COSTA, Hendryck de Oliveira. Manual de uso, operação e manutenção de lajes planas protendidas. 116 páginas. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Aracaju. 2021.

Dado o aumento da utilização de estruturas protendidas, em especial as lajes, torna- se imprescindível o estudo, desenvolvimento e elaboração de novas ferramentas que contribuam para o melhor uso, operação e manutenção destas estruturas, visando tanto sua boa execução quanto prevenção e preservação contra manifestações patológicas. Logo, a fundamentação técnica para elaboração de um manual de uso, operação e manutenção de lajes planas protendidas é essencial para assegurar a qualidade na manutenção da estrutura, além de garantir que este sistema estrutural possua um bom desempenho e durabilidade durante sua vida útil. Portanto, este trabalho tem como objetivo subsidiar projetistas, construtores e empresas especializadas em manutenção, além de fomentar a cultura da manutenção com a criação de um manual de uso, operação e manutenção em lajes planas protendidas, tomando como base as ABNT NBR 5674:2012 e ABNT NBR14037:2014. O manual foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, estudos de caso e visita em campo, e por meio destes foi possível determinar um passo a passo com as principais atividades de manutenção e reparo nas estruturas protendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.