MANUAL DE USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES EM ESTRUTURAS METÁLICAS

AUTORA: MARIA RITA DOS SANTOS

2020 IFS – Instituto Federal de Sergipe

RESUMO

COSTA, Amanda Santos Gomes. Inspeção Predial com Auxílio da Plataforma BIM. 61
folhas. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Aracaju. 2020.


A inspeção predial é uma ferramenta indispensável na realização de vistorias para verificar o estado de conservação da edificação e subsidiar a gestão da manutenção.

O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial de contribuição do uso da ferramenta BIM na melhoria da confiabilidade das inspeções prediais através de estudo de caso com e sem a ferramenta. Para alcançar o objetivo proposto, foi aplicado em um modelo 3D de projeto arquitetônico no Revit®, através do BIM 360 Glue®. O projeto foi exportado para o BIM 360 Field®, conforme inserido no processo de criação via formulário tridimensional o preenchimento de lista de verificação para cada manifestação patológica também foi realizado, e uma inspeção utilizando metodologia tradicional. O uso da ferramenta BIM na gestão da manutenção pode promover aumento da produtividade, acervo técnico completo e passível de acesso em qualquer época demandada, face armazenamento racional na nuvem, além dos modelos 3D disponibilizados para treinamentos e compreensão para o uso do
cliente.

Palavras-chave: Inspeção Predial. Ferramenta BIM. Gestão da Manutenção. Manifestação Patológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.