PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS DE AÇO: INSPEÇÃO VISUAL E AVALIAÇÃO POR MEIO DO ENSAIO NÃO DESTRUTIVO DE LÍQUIDO PENETRANTE, E ANÁLISE NUMÉRICA VIA MEF EM LIGAÇÕES SOLDADAS DA OBRA DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DO IFS – CAMPUS ARACAJU

Monografia da ISABELE PAIVA ASSUNÇÃO que apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Bacharela, da Coordenação do Curso de Engenharia Civil, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Aracaju.

Orientador(a): Professor Me. Marcílio Fabiano Goivinho da Silva

Coorientador(a): Professora Dra. Adriana Virgínia Santana Melo

A utilização do aço, como parte das obras ou como principal solução estrutural, vem crescendo no Brasil devido à sua flexibilidade de projeto, à sua elevada produtividade em comparação com outros métodos construtivos convencionais, entre outros fatores. Porém, a sua aplicabilidade depende de cuidados especiais devido à sua vulnerabilidade às ações corrosivas. Por conseguinte, quando um empreendimento é paralisado, controlar essas ações se torna uma tarefa complexa, pois as manutenções preventivas e corretivas são onerosas. Assim, surgem as manifestações patológicas que afetam toda a estrutura. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo principal identificar as manifestações patológicas e inconformidades técnicas nas ligações soldadas de uma estrutura metálica por meio de ensaios não destrutivos de Inspeção Visual e Líquido Penetrante (LP), baseados nos critérios das normas ABNT NBR NM 315:2017, ABNT NBR NM 334:2012, AWS D1.1:2020 e ASME BPVC.VIII.1:2019, investigar as causas, inferir as consequências, sugerir soluções de intervenção e estudá-las, fazendo-se, inclusive, uso da modelagem e simulação numérica, comparando uma ligação saudável com uma manifestada patologicamente, através do Método dos Elementos Finitos (MEF), com auxílio do software ABAQUS. Após a realização dos ensaios, comprovou-se que algumas regiões dessa estrutura estão em um estado de degradação avançado, devido às condições dessas exposições. Posteriormente à realização da modelagem e simulação numérica, comparou-se os resultados obtidos e constatou-se que, apesar da ligação analisada estar comprovadamente manifestada patologicamente, seu desempenho não foi afetado, diante dos esforços aplicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.